Como cancelar um empréstimo consignado

Como cancelar um empréstimo consignado

09/11/2019 0 Por Jorge

Uma transação bancária que envolve assinatura de contratos costuma ser bastante burocrático. Isso se deve ao risco de fraudes, além de conceder as garantias de ambas as partes.

Entretanto, há situações em que um empréstimo consignado, por exemplo, é realizado de forma inadequada. Nestes casos, o cliente pode estar sendo vítima de uma fraude.

A fim de que essa situação seja contornada, há formas de cancelar o empréstimo consignado. Confira a seguir algumas dicas para este momento.

Registrar reclamação por empréstimo consignado

Uma das principais vantagens do empréstimo consignado em relação aos demais é forma de pagamento. Descontado na folha de pagamento, portanto, facilita a transação para o aposentado.

Entretanto, esse pode ser um facilitador para fraudes, caso o beneficiário não verifique os itens descontados do salário.

Para solicitar o cancelamento do empréstimo consignado, é preciso entrar em contato com a Ouvidoria Geral da Previdência Social. A partir daí, o beneficiário deve apresentar a reclamação pela cobrança de valores indevidos.

Em no máximo 10 dias úteis a situação cadastral do empréstimo consignado é revisada, para identificar possíveis fraudes. O contato pode ser feito pelo telefone ou até mesmo pelo site do INSS.

Empréstimo consignado  pode ser tratado junto ao banco

Além de aposentados e pensionistas, o empréstimo consignado é também uma realidade para servidores públicos. Desse modo, a contratação pode ser feita diretamente com o banco.

Dessa forma, em casos onde o empréstimo consignado é feito de forma fraudulenta ou o beneficiário deseja simplesmente cancelar o serviço, é possível entrar em contato diretamente com o banco.

No entanto, é preciso estar atento aos critérios de cada instituição para esse tipo de situação. O Banco do Brasil, por exemplo, permite que o cliente cancele o empréstimo consignado em até 24h após a solicitação, na mesma agência.

Ademais, é preciso sempre estar atento a todos os quesitos da folha de pagamento, para facilitar fraudes e descontos abusivos.