10 Perguntas que você deve fazer Antes de Abrir seu E-commerce

10 Perguntas que você deve fazer Antes de Abrir seu E-commerce

09/10/2019 0 Por Jorge

Talvez você tenha uma empresa física que está perdendo a oportunidade na Internet, ou talvez tenha a alma de um empreendedor e queira conquistar o mercado diretamente da rede. Seja como for, este artigo é para você, pois nele você encontrará as perguntas que deve responder antes de iniciar para configurar um comércio eletrônico.

ecommerce

Por onde começo ao criar minha loja online?

Depende das possibilidades econômicas que você tem. O ideal é contratar os serviços de um profissional para ajudá-lo a criar a loja do zero, alguém que trabalhe exclusivamente no desenvolvimento do portal; Se você não pode comprar um profissional exclusivamente para o seu comércio eletrônico, sempre pode procurar fornecedores que oferecem um desenvolvimento mais econômico.

Isso tornará as funções mais técnicas: elas desenvolverão o portal e o hospedarão no servidor mais conveniente (geralmente o próprio). Nessa linha, Prestashop e Shopify oferecem a possibilidade de hospedar sua loja online de uma maneira muito intuitiva.

Uma das perguntas que você deve fazer antes de montar uma loja on-line é a aparência, qual estética você deseja que ela tenha. Nesse sentido, as plataformas mencionadas nos permitem escolher o design e a operação do nosso comércio digital.

Que nome eu dou ao meu domínio?

Não é uma questão trivial. O nome do domínio tem uma influência importante na quantidade de tráfego que você poderá atrair para o seu site. Um domínio irrecordável conseguirá interromper suas aspirações antes mesmo de começar a vender.

O domínio é o endereço do seu estabelecimento na Internet; se ninguém se lembra de onde está, como você deseja que as pessoas o consumam? Escolha um domínio simples e inspirado por uma palavra-chave associada à sua empresa.

Qual sistema de pagamento devo usar?

A maioria dos especialistas recomenda o PayPal para empresas que iniciam ou demoram pouco tempo, pois é um sistema amplamente conhecido entre o público e, geralmente, bem considerado quando se trata de garantir certa segurança.

Embora não haja custos de registro ou taxas mensais extras para serviços básicos, deve-se ter em mente que as comissões podem aumentar em um período relativamente curto. Deve estar ciente.

Que identidade minha loja deve ter?

O nome, sua estética, a maneira de abordar os clientes; A identidade da empresa deve ser consistente com os valores que deseja transmitir e como deseja construir sua base de clientes. Para fazer isso, faça um rascunho preliminar com todas essas questões para não improvisar depois que a parte técnica da loja on-line estiver montada.

Se você não é especialista no desenvolvimento estético de uma marca, não hesite em se cercar de pessoas que possam ajudá-lo com a linha gráfica do seu comércio eletrônico. Uma boa imagem suportada em um sistema de princípios interessantes é a primeira coisa que você precisa para começar a atrair seus clientes em potencial.

Qual será o mercado alvo da minha loja online?

O ponto anterior se conecta com este. Para atrair seus clientes em potencial, você deve primeiro saber quem são eles. Como você vai lançar um ambiente competitivo, onde muitas outras empresas querem disputar a parte do mercado que você considera ser sua, você precisa saber como recorrer aos clientes para ganhar seu favor.

Nesse sentido, direcionar sua energia para um nicho de mercado provavelmente facilitará o acesso a uma base de clientes fiéis que, com o tempo, ajudará a expandir sua marca. Diferencie-se oferecendo o que os outros não oferecem, identificando as necessidades mais básicas de seus potenciais compradores.

Como determinar os custos de envio?

Nesse ponto, é conveniente não complicar muito a vida: é muito mais fácil e preciso deixar os custos de remessa para a empresa encarregada de levar o produto do seu armazém para as mãos do cliente. As empresas de transporte estão acostumadas a trabalhar com esses custos e, melhor do que ninguém, sabem como gerenciar esse ponto.

Como alternativa, você também pode considerar oferecer frete grátis de uma certa quantia para aumentar as vendas de um produto ou serviço.

Como faço para levar as pessoas a visitar minha loja online?

Vamos começar da base de que você já criou sua loja on-line, pelo menos no que diz respeito à parte técnica … bem, agora considere como você fará as pessoas remarem nesse oceano chamado Internet. A palavra-chave quando se trata de atrair tráfego para sua empresa é “SEO”. Otimize o conteúdo do seu site e abra um blog para posicionar seus artigos nos mecanismos de pesquisa. Além disso, tente ter redes sociais atualizadas; Tudo isso contribui para o desenvolvimento do seu SEO.

O sucesso do seu negócio on-line depende em grande parte da sua atividade na atualização de conteúdo interessante e da precisão na descrição de seus produtos / serviços. O conteúdo é excelente, sim, mas também não deve saturar sua base de clientes.

Eu permito comentários de usuários sobre meus produtos / serviços?

Este ponto é conflitante. Por um lado, oferecer aos usuários a capacidade de comentar e classificá-los pode ajudar a ganhar credibilidade e notoriedade. Se outros recomendam, pessoas que não o conhecem, por que não comprar a si mesmo? Pelo contrário, pode-se argumentar que uma crítica ruim pode levar muito tempo e esforço investido para que seus produtos ou serviços decolem no mercado.

A maioria das plataformas de comércio eletrônico oferece a possibilidade de moderar, excluir ou responder a comentários. Se você os deixar abertos para compartilhar as boas críticas nas redes sociais – que é um bom plano – não subestime a influência de uma crítica ruim.

Como faço para que os clientes voltem?

Nesse ponto, aplicaremos um pouco de psicologia. Esqueça como você conseguirá vender o máximo possível, independentemente de como ou por quê, e foque no que você pode fazer para ajudar seus clientes. Ou seja, vamos reformular a pergunta: o que posso fazer por eles?

Feche o link, fornecendo o que eles não encontram no mercado e, assim, você garante que eles voltarão para mais. Além disso, se alguém não estiver feliz, não o ignore, tente resolver o que ele afirma para recomendar a sua marca. No final, o boca a boca é a estratégia de marketing mais eficaz de todas.

Como gerencio devoluções?

Outra questão inevitável: todas as lojas precisam saber como gerenciar retornos, independentemente de o comércio operar no campo físico ou digital. Se você deseja configurar um comércio eletrônico, garanta um sistema de devolução correto.

Para fazer isso, verifique se o seu fornecedor possui ferramentas que facilitam a devolução da mercadoria. Além disso, tente revisar o inventário e manter o cliente ciente do status da devolução.