Empréstimo consignado: Vantagens e desvantagens

Empréstimo consignado: Vantagens e desvantagens

07/12/2019 0 Por Jorge

O empréstimo consignado é aquele que fica vinculado ao seus salário ou aposentadoria. Sendo assim as parcelas são diretamente descontadas do seu salário assim que ele cai na renda. Sendo que sua renda fica comprometida até a finalização do pagamento das parcelas.

A melhor coisa do empréstimo consignado é que ele possui os menores juros do mercado, uma vez que a instituição financeira tem a garantia de receber os valores. No entanto não é todo mundo que pode utilizar esse recurso, veja se você se encaixa no perfil:

  1. Aposentado
  2. Pensionista do INSS
  3. Assalariado
  4. Funcionário público.

O empréstimo consignado é uma ótima opção para quem precisa de dinheiro rápido e com taxas de juros baixas. No entanto é preciso utilizar esse recurso com cautela, e analisar se as parcelas realmente cabem no seu orçamento.

Conheça as vantagens e desvantagens do empréstimo consignado

Vantagens e desvantagens do empréstimo consignado:

  1. Taxas de juros baixas: As taxas de juros são as menores do mercado, sendo abaixo das demais linhas de crédito.
  2. Contratação facilitada: Como os pagamentos são condicionados ao seu salário a contratação é muito rápida e fácil. Você pode receber o crédito em poucos dias;
  3. Parcelamentos a longo prazo: Você pode parcelar o valor do seu empréstimo consignado em até 120 meses para pagar. Existem linhas de crédito para até 20 anos para pagamento. No entanto basta analisar se vale a pena comprometer a sua renda durante tanto tempo assim.
  4. Em caso de demissão do emprego: Uma das desvantagens do empréstimo consignado é que em caso de demissão do seu emprego, o valor do empréstimo deve ser quitado de uma só vez. Assim é importante ficar atendo, caso ocorra essa possibilidade como você agirá para quitar a dívida.
  5. Dívida a longo prazo: O empréstimo consignado é uma dívida a longo prazo. Assim você terá um salário reduzido durante muito tempo. Então é importante analisar a viabilidade desta condição, para não se arrepender depois.